Que lugar charmoso!!! Cidade colonial, patrimônio histórico localizada no interior de Goiás, Pirenópolis tem muitos atrativos!!! Sejam eles na cidade ou ao seu redor.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (Foto: Arquivo pessoal - Dez/16) |
A história de Pirenópolis vem desde dos tempos dos bandeirantes, exploração do ouro e pedras preciosas na região. Hoje, o turismo é a atividade econômica que impulsiona a cidade.
Estivemos aqui para passar a virada do ano de 2016 depois de termos passado 4 dias na Capada dos Veadeiros (post aqui e aqui). Como a cidade é próxima a Brasília e Goiânia, há uma invasão de turistas nessa época do ano!
Além dos atrativos como igrejas e museus, aos arredores da cidade ainda há opções de trilhas e cachoeiras.
A atração mais conhecida é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, totalmente restaurada depois de um incêndio criminoso em 2002.
Vale a pena também passar pela Igreja do Carmo onde também tem um mini museu Sacro.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (Foto: Arquivo pessoal - Dez/16) |
Casa colonial (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Casa colonial (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Igreja do Carmo - Museu Sacro (Foto: arquivo pessoal - JAN/2017) |
Sede do IPHAN (foto: Arquivo pessoal - Dez/2016) |
Após a Páscoa (se eu não me engano, uns 50 dias após) em Pirenópolis tem a tradição das festas do Divino e Cavalhadas e para esses dois também existe museus!
O museu do Divino, onde conta a origem da festa e tem algumas peças de exposição feitas pela população local.
Divino (Foto: Arquivo Pessoal - JAN/2017) |
Já o museu das Cavalhadas, foi ideia de uma moradora da cidade no qual os 2 filhos participavam como cavalheiros (um do lado dos Mouros e o outro do lado dos Cristãos). Para quem não sabe, as Cavalhadas (de origem portuguesa) foi um meio dos padres Jesuítas catequizarem a população.
Hoje, quem cuida do museu é a filha da criadora no qual passou mais de 40 min nos explicando a origem, história, fotos e roupas da festividade que é considerada a mais expressiva do Brasil.
No primeiro dia do ano, resolvemos pegar a estrada e há uns 30 km do centro da cidade, chegamos na Fazendo Babilônia. A sede da Fazenda também foi tombada pelo IPHAN. Ainda é produtiva e a tataraneta do fundador mora na casa!
Você tem 2 opções para a visita-la: pagar somente entrada com direito a visita guiada ou pagar um valor a mais e saborear também a café colonial servido com comidas típicas da época. Optamos somente por fazer a visita guiada, que foi maravilhosa! E depois passamos a manhã toda deitados em redes e conversando!!!
Fazenda Babilônia (Foto: Arquivo pessoal - JAN/2017) |
Fazenda Babilônia. Minha amiga arara! (Foto: Arquivo pessoal - JAN/2017) |
Claro que não poderíamos deixar de fazer um passeio em cachoeiras. Para começar (e terminar, porque torci o pé feio e não conseguiria mais fazer trilhas ...😒😒😒😒) escolhemos fazer a cachoeira do Abade, localizada dentro de uma fazenda particular. Ressalto que as estradas para todas as fazendas e cachoeiras, incluindo as da Chapada dos Veadeiros, são de terra.
A trilha lá dentro é fácil e dá para ir com crianças. Na fazenda também tem um restaurante no qual serve-se almoço (pago a parte).
A trilha, com exceção de alguns trechos é toda calçada e com mirantes para admirar e tirar fotos da natureza.
Passamos por 3 cachoeiras: Sossego, Landi e Abade (que dá o nome ao lugar). De todos os lugares em que frequentamos, as daqui a água era a mais gelada!!!
Cachoeira do Sossego - Fazenda do Abade (Foto: Arquivo pessoal - JAN/2017) |
Cachoeira do Landí -Fazenda do Abade (Foto: Arquivo pessoal - JAN/2017) |
Cachoeira do Abade - Fazenda do Abade (Foto: Arquivo pessoal - JAN/2017) |
Ficamos 4 dias na cidade, no qual acredito que para conhecer os atrativos urbanos (centro histórico) é mais do que o suficiente. E devido ao meu "acidente", só conseguimos fazer 1 dia de cachoeira. O que já está valendo!!!!
Além de muitas lojinhas de souvenirs, a cidade é bem abastecida de pousadas e restaurantes.
Nos vemos no próximo post!!!
Será que essa arara ai fala mais que a blogueira? Beijo do admirador.
ResponderExcluirPior que ela fala... :)
Excluir