2016 foi o ano das Chapadas!!! Em maio, fomos a Capada Diamantina (post aqui, aqui e aqui) e nas férias de final de ano, decidimos conhecer a Chapada dos Veadeiros.
Localizada no estado de Goiás, a 250 km ao norte de Brasília, localiza-se o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
Ficamos por lá 4 dias e claro, não é o suficiente para se conhecer todos os atrativos que o lugar oferece!!!
São muitas trilhas, cachoeiras, estradas poeirentas e sol escaldante!!!! Para mim, que não estou acostumada com tanto calor e céu azul, sofri um pouco no primeiro dia por lá!!!
As três principais cidade para se hospedar na região são: São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Optamos por Alto Paraíso por conter a melhor infraestrutura. E demos sorte, pois um amigo que estava em São Jorge no mesmo período, ficou sem luz 4 dias devido as pancadas de chuva de verão.
Chapada dos Veadeiros (Foto: arquivo pessoal - Dez/2016) |
Dia 1: Fazenda São Bento e Cachoeira dos Cristais
optamos por começar numa trilha fácil com 3 cachoeiras na Fazenda São Bento: Almécegas I e II e São Bento. Por ser uma propriedade particular, tem que pagar e o valor varia: Se for conhecer somente a São Bento (logo na entrada da fazenda) é um preço mais barato. Se quiser conhecer também as outras 2 é mais caro. Para chegar na fazenda a estrada é toda asfaltada e próxima a Alto Paraíso, caminho para São Jorge. Dentro da fazenda, para chegar nas cachoeiras a estrada é de terra e com placas de indicação e as trilhas são super fáceis.
Chapada dos Veadeiros - Cachoeira dos Cristais (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Chapada dos Veadeiros - Cachoeira dos Cristais - Vista do Mirante (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Dia 2: Canion 1, Cachoeira das Cariocas e Vale da Lua
Já mais ambientados com o calor e cansaço, no segundo dia fizemos uma das trilhas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Chegando lá, os voluntários lhe dão orientações sobre o lugar e as trilhas existentes.
Chapada dos Veadeiros (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Optamos por fazer a trilha dos Canions I e II (o 2 estava fechado a visitação devido ao volume de água) e Cachoeira das Cariocas. Não era a trilha mais curta, mas era a mais fácil. Foram 10 km ida e volta.
Chapada dos Veadeiros - Trilha para Canions I e II e Cachoeira das Cariocas (Foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Chapada dos Veadeiros - Canion I (foto:arquivo pessoal - dez/2016) |
Chapada dos Veadeiros - Canion I (foto:arquivo pessoal - dez/2016) |
Dali, fomos para a Cachoeira das Cariocas. Na pousada perguntei a dona o porquê desse nome. Devido a morte há muitos anos de 3 cariocas no local. Ou seja, tome muito cuidado. Na época de chuva, o volume d'água aumenta consideravelmente. Tanto que quando chegamos lá, tinham 2 bombeiros que passam o dia no local.
Como chegamos cedo no parque, saímos de lá por volta das 14h e deu tempo de ir até o Vale da Lua, que com chuva eles não deixam entrar. Demos sorte, pois assim que saímos, despencou água!!!
Chapada dos Veadeiros - Vale da Lua (foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Chapada dos Veadeiros - Vale da Lua (foto: arquivo pessoal - dez/2016) |
Como a chuva estava começando a ficar forte, terminamos nosso dia por aqui.
Mas ainda tenho mais coisas para falar da Chapada.
Nos vemos no próximo post!
Faltou só aquele sorrisão lindo no rosto da blogueira! Beijo do admirador.
ResponderExcluirtem horas em que o calor demais impede as pessoas de sorrirem... ;)
ExcluirÉ um pecado esconder esse sorriso ;)
Excluir