segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Por onde começo?

Como eu já falei no ultimo post, sim é possível que qualquer um viaje. Não importa o destino. O que importa é, antes de mais nada, saber planeja-la bem.
Mas ai, você vai me perguntar: mas que tanto você fala de planejamento. O que é isso? Como se faz esse planejamento? Pode até me dizer: Não gosto de tudo programadinho!!! Nem eu caro leitor!!!! Planejar bem uma viagem, não significa que ela precise ser chata e programada até nos horários!!!! 
Eu parto da seguinte premissa: Quanto posso gastar? Viagem nacional x viagem internacional? Tempo de estadia? Vou acompanhada ou sozinha? Baixa ou alta temporada? 
As respostas a essas e muitas outras perguntas, podem impactar no seu orçamento. E é por ele que eu planejo minhas viagens. 
Sou uma pessoa que gosta de viajar com o minimo de dívida possível ou com tudo já pago. Prefiro fazer 2 viagens nacionais de 15 dias cada, para lugares que ainda não conheço do que 1 internacional de 10 dias e ficar pagando por 15 meses!!!!
Para que eu consiga me organizar e decidir para onde serão minhas próximas férias, faço uma planilha detalhada de previsão de gastos. Digamos que será uma viagem de avião:

  • Passagem ida e volta
  • Seguro de vida (se for viagem internacional é obrigatório a contratação - e normalmente o valor é em dólar, convertido para real)
  • Talvez você precise fazer seu passaporte (Em alguns países da América do Sul você pode entrar com o RG, mas somente se a data de emissão desse documento for menor de 10 anos - a contar da data da viagem. Eles não consideram CNH como documento oficial)
  • Visto de entrada - Para alguns países da Europa, não precisa de visto. Mas se você decidir ir aos EUA, por exemplo, considere mais essa despesa.
  • Para viagens internacionais, compra de moeda estrangeira (há diferença de valor de imposto IOF para moeda papel e cartão de débito - VTM), sem falar na variação cambial. E a quantidade a ser comprada vai depender de quanto você vai poder/querer gastar lá fora com comida, compras, entrada de museus, passeios diversos...
  • Locação de carro (se for o caso)
  • Transporte entre cidades se for visitar mais de uma e não queira locar um carro (trem, ônibus ou mesmo avião)
  • Hospedagem (aluguel apto, hotel, albergue, camping??)

Muita informação??? Bastante! Mas depois que você colocar tudo isso no papel e visualizar sua viagem tomando forma (não importando o destino e o tempo de estadia), vai ser muito mais fácil!
Mas ai, cabe mais uma pergunta: como vou saber de tudo isso?? Desses valores, o que decidir entre tantas opções? PESQUISANDO!!!
Maiores detalhes de como faço isso, no próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário