sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Inhotim

Vamos ao destino final desse mini roteiro em Minas Gerais (tem post aqui) e ao motivo dessa viagem: Inhotim!
Localizado no município de Brumadinho, a 70 km de Belo Horizonte, Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
Segundo os moradores de Brumadinho, Inhotim foi uma antiga fazenda de uma empresa mineradora. O empresário, dono da fazenda, há 20 anos resolveu se desfazer de sua coleção de arte para formar o acervo do museu, que foi aberto em 2006.

De encher os olhos! Inhotim (junho/2017)

Você pode até não gostar e/ou não entender muito de arte contemporânea. Mas só o local em si já vale a visita! Abaixo um vídeo do caminho de entrada do museu! 



Para conseguir visitar todo o empreendimento, aconselho 2 dias. Conheço gente que fez em 1 dia, mas confirmou que foi super corrido! Para isso, nos hospedamos na cidade de Brumadinho que fica a 5km do museu.
Mas já aviso que foi uma dificuldade achar uma pousada. Existe opção de hotéis fazenda próximos com várias atividades, mas não era nossa "vibe". Mas consegui descobrir uma pousada que atendia nossa necessidade e com preço bacana.
O museu oferece algumas opções de compra de ingresso e para nós a melhor foi um passaporte de 2 dias, sendo que para o primeiro dia também compramos um passaporte de transporte interno (valor por pessoa a parte dos ingressos), no qual eu recomendo. São carrinhos elétricos que te levam ponto a ponto. Como o lugar é imenso, vale a pena usa-lo para ir nas galerias e exposições que ficam mais distantes.




Nos 2 dias chegamos no horário de abertura e saímos quando estava fechando!!! E lá dentro eles tem 2 restaurantes e 1 café.



Tudo é uma questão de perspectiva - Inhotim (junho/2017)

Essa tal de arte! Inhotim (junho/2017)
Um fato muito interessante sobre Inhotim. O museu tem em torno de 800 funcionários. Mas todas as exposições externas e galerias, você encontrará jovens (em torno de 15 a 22 anos) para descrever as obras e orienta-lo. E quase todos estavam com um livro na mão! Achei uma forma muito legal do museu não somente colaborar com a economia local, como ajudar no desenvolvimento  profissional e intelectual deles. 

Eu e arte! Inhotim (junho/2017)


Inhotim é uma opção de lazer para todas as idades. Para crianças, então... Muitas exposições são interativas e tenho certeza que se você tiver filhos e leva-los eles vão adorar!!!

Não preciso nem dizer que fiquei mega encantada com esse lugar. Volto sempre, com certeza!

Nos vemos no próximo post!